Tuesday 25 June 2013

Qual verdade você quer?

Um conhecido publicou na sua TL hoje que ele está conhecendo melhor as pessoas do seu FB pelo que elas postam em relaçao às manifestações políticas que estão acontecendo no Rio. Pela meneira como defendem essas idéias e pela coerência destas.

Pra começar, acredito que quem está no FB sabe que será julgado, mais do que é normalmente. E agora que foi explicitado que "sorria você está sendo filmado", talvez eu repense o que acabo vomitando lá (no FB) diariamente. Afinal: a mulher de César tem que parecer também, né. 

Queria que você pensasse aqui comigo 2 minutinhos e me dissesse, na lata, que sou louca ou extremamente sã:

1- Hoje, a velocidade do pensamento é quase equiparada a da tecnologia. Se escreve em pedra (na eternidade da internet) um devaneio momentâneo. Se escreve no trânsito, na aula, na fila. 

2- Quem escreve? As amigas da minha afilhada de 11 anos postam suas opiniões sobre as manifestações no FB. Meus professores postam. Colegas, amigos. Todos eventualmente vomitam em suas TL alguma coisa entre um compromisso e outro. 

3- Escrevemos de sangue e cabeça quente. Talvez um discurso mais agressivo ("cortem suas cabeças!") seja fruto de um trânsito caótico (fruto de uma obra sempre muito mal sinalizada), uma violência urbana na porta da nossa casa, do nosso local de trabalho, um dia cheio de frustrações burocráticas de quem convive com o SUS. Derramamos a amargura que nos consome naquelas linhas em branco. Porque é muito buraco na rua, muito ônibus lotado, muito paciente sendo tratado bem pior que cachorro de madame.

4- Momentos depois, somos surpreendidos pela humanidade dos homens. Porque nós QUEREMOS acreditar no bem das pessoas. Nossa fé restabelecida: defendemos utopias que momentos antes estávamos crucificando. Levantamos bandeiras de paz e amor, de respeito. E também publicamos todo esse amor em nossas TL.

E aí? o que você me diz?

Seremos eternamente catalogados por idéias estanques ou encadear dessas que tivemos enquanto jovens? Ou que tivemos ontem? O que escrevo na minha TL tende a ser mais influenciado por algum evento que tenha ocorrido momentos antes do post. Vejo muita gente que acha que os outros não podem mudar de opinião. De conduta. De posicionamento. Que bom que erramos. E aprendemos. E vamos errar muito ainda. 

Dos engajados aos desacreditados, todos são sábios, experientes e donos da verdade. Tenho pena destes. Dos "eu já sabia". Dos "mas vcnão  tem convicções políticas?!?". Meus ideais? Estes ainda estou costurando, com um pouco de tudo que vivo. Quero errar muito ainda. Pra poder acertar um dia....

No comments:

Post a Comment