2005
1) Esquematize o eixo hipotálamo-adenohipófise-tireóide em casos de hipotireoidismo primário e secundário.
2) Que exames você solicitaria para uma criança portadora de baixa estatura, cuja hipótese diagnóstica é defeito no receptor de GH? Justifique.
3) Explique a ausência de corpos cetônicos no diabetes tipo 2 descompensado.
4) Como o stress facilita a cetogênese?
5) Esquematize as alterações metabólicas hormonais e ósseas que podem ser observadas na osteodistrofia renal (perda da função renal relacionada com cálcio e PO4)
6) Esquematize o eixo hipotálamo-hipófise-córtex adrenal nos casos de insuficiência adrenal primária e que sinal clínico diferencia essa patologia de insufucuência adrenal secundária?
2006.1
7) Explique a hiperglicemia em indivíduos com excesso de GH.
8) Como se encontram os níveis de PTH e cálcio na insuficiência renal? Justifique.
9) Esquematize o eixo de controle da função tireoidiana em casos de hipertireoidismo primário e hipotireoidismo primário.
10) Explicar a desidratação observada em pacientes com com ADH descompensado.
11) Esquematize o eixo de controle em caso de hipo e hipercortisolismo.
2006.2
12) Explique os efeitos da insulina sobre o metabolismo lipídico e cite o seu mecanismo de ação.
2) Explique os eventos desencadeados no organismo quando ocorre uma hipocalcemia consequente da deficiência de absorção intestinal de cálcio.
13) Explique os efeitos do GH no fígado e tecido adiposo, justificando porque o GH se encontra aumentado numa situação de desnutrição protéica.
14) Cite o exame que diferencia hipertireoidismo primário e secundário e informe como seria o achado nas duas situações.
15) Cite as alterações metabólicas que levam a hiperglicemia em indivíduos com hipercortisolismo.
16) Esquematize a integração entre hipotálamo e adeno-hipófise, citando seus moduladores.
7) O GH diminui a captação da glicose nos tecidos como os mm esqueléticos e gordura, aumenta a produção de glicose pelo fígado e aumenta a secreção de insulina, levando a uma "resistência insulínica" e hiperglicemia. (GUYTON).
ReplyDelete10) A ação mais importante do ADH é aumentar a permeabilidade à água dos epitélios do túbulo distal, túbulo coletor e ducto coletor. Este efeito ajuda a poupar água em situações como a desidratação. (GUYTON)
ReplyDelete8) A quantidade total de Ca++ corporal é determinada pelas quantidades relativas de Ca++ absorvido pelo trato gastrointestinal e excretado pelos rins. A excreção renal deve ser igual à absorção intestinal.
ReplyDeleteA secreção de PTH é estimulada pela hipocalcemia. O PTH aumenta a concentração plasmática de Ca++ por estimular a reabsorção óssea de Ca++, aumentar a reabsorção tubular renal de Ca++, aumentar a absorção gastrointestinal de Ca++. A hipercalcemia reduz a secreção de PTH (Margarida - INCOMPLETA)