A quem interessar possa, um FAQ que vai de 2006 até 2008. Coletânea das provas que circulam por aí mas que ninguém nunca organizou. (Ou se organizou nunca divulgou!). Quem tiver outras questões ou melhores respostas, adicionar em comentários. Vamos nos ajudar. As questões tendem a ser repetitivas. As respostas poderiam ser melhores.
FAQ
1) Por que os androgênios sintéticos podem provocar infertilidade? Porque eles agem de forma sistêmica, logo, sua administração aumenta o nível basal de androgênios fazendo o feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise, diminuindo o GnRH através do hipotálamo e diminuindo a produção de LH e FSH na adenohipófise (INCOMPLETA)
2) Feed-backs do ciclo menstrual:
Inibina e ativina são produzidas pela granulosao
O aumento do E próximo a ovulação caracterizado pelo pico estrogênico, leva o estímulo de GnRH e cosequentemente LH e FSH (feedback positive).
Na 1a fase temos o feedback negativo: aumento do E e diminuição do FSH e GnRH
Na 2a fase temos o feedback negativo: aumento P e diminuição LH e GnRH
3) Em indivíduos que apresentam resistência androgênica por falta de receptor, explique: a) como se encontra os níveis de gonadotrofina? Baixo, uma vez que na ausência de receptor há um aumento de androgênios, principalmente testosterona, havendo assim um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise (gnRH, logo baixo FSH e LH).
b) Que alterações serão apresentadas nos ductos internos e na genitália externa?
Sem a testosterona não haverá involução do ducto de Wolf, logo não deselvolverá epidídimo, ducto eferente, vesícula seminal e ducto ejaculatório. Muller involuirá pois há HAM. A genitália externa é feminina porque embora tenha testosterona, este não entra na célula e não pode ser convertido em DHT pela 5-alfa-redutase.
4) Como se encontram os níveis de hormônios testiculares e hipofisários em homens com com ausência de célula de Sertoli?
Sem as células de Sertoli, não haverá espermatogênese, produção de inibina e ABP ou conversão de testosterona em aromatase, já que estas são suas funções. A testosterona se encontrará aumentada -> feedback negativo no ciclo = LH diminuido. Inibina diminuida, já que não faz feedback negativo no ciclo = FSH se mantem constante, diminui ou aumenta, já que testosterona inibe GnRH logo pode inibir FSH, entretanto sem inibina, FSH não diminui por feedback negativo, aumentando.
5) Cite pelo menos 3 características hormonais e morfológicas de indivíduos pseudo hermafroditas em:
a) deficiência de síntese de androgênio em embriaão 46 XY.
Genitália externa feminina (sem DHT), genitália interna feminina (sem Wolf), infantilismo sexual.
b) hiperplasia supra renal congênita em embrião 46 XX.
Fusão lábios, hipertrofia clitóris, fechamento uretra ao longo do falo.
6) Quando a hipófise é implantada na cápsula neural, por que observamos hipoprolactinemia e diminuição dos outros hormônios hipofisários?
Sem a circulação porta hipofisária, a dopamina não tem efeito na adenohipófise. Logo, ela não inibe a produção de prolactina e esta aumenta. Em relação aos outros hormônios hipofisários, o estímulo dos hormônios parvo celulares (hipotálamo) tambem não chega à adenohipófise, não estimulando os hormônios.
7) Qual o papel da adrenal fetal durante a gestação?
A adrenal fetal participará da produção de androgênio fetal, principalmente DHEA-S, que será transportada para a mãe via placentária, para então ser convertida em estriol. No final da gestação a adrenal produz cortisol que estimula enzimas capazes de converter progesterona em androgênio que por ação da aromatase é transformada em estrogênio que agirá no músculo liso para contração do útero.
8) Como ocorre o processo de seleção folicular durante o cilclo menstrual?
Durante a foliculogênese o FSH estimula a mitose das células da granulosa e aumenta os receptores para FSH e expressão de enzimas que convertem androgênio em estrogênio. Com o aumento dos níveis de estrogênio, ocorre feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise, diminuindo assim a liberação de FSH e com isso somente os folículos responsivos a baixas concentrações de FSH permanecem no processo porque essa responsividade está relacionada à quantidade de receptores para FSH nas células da granulosa. Os folículos que não possuírem tais características não serão selecionados e sofrerão atresia por apoptose (maior concentração intrafolicular de FSH).
9) Descreva e explique a genitália interna e externa de um indivíduo 46 XX exposto na 20ª semana à androgênios.
Na 20ª semana as gônadas já estão definidas em ovários . A ausência de produção de testosterona e de HAM permite a involução dos ductos de Wolf e a manutenção e desenvolvimento dos ductos de Muller, que originarão as tubas uterinas, útero e terço superior da vagina. Na 20ª semana, os orgãos genitais externos já estão diferenciados, portanto os androgênios terão um efeito de virilização: fusão dos grandes lábios e hipertrofia do clitóris.
10) Que eventos a sucção do mamilo desencadeia?
Estímulo neuroendócrino no hipotálamo promove secreção de ocitocina e prolactina
11) Explique o fenótipo de um indivíduo com sexo genético XY, sexo gonodal masculino , mas apresentando defeito na biossíntese de testosterona.
Sem testosterona não haverá DHT, logo genitália será ambígua.
12) Qual o papel da gonadotrofina coriônica na gestação?
A função mais importante da hCG é evitar a involução do corpo lúteo fazendo com que este secrete maiores quantidades de progesterona e estrogênio que impedem a menstruação e estimulam o crescimento endometrial. O hCG também estimula as células intersticiais tos testículos fetais a produzirem testosterona até o nascimento. (GUYTON)
13) Como você espera encontrar o perfil glicídico de uma paciente no 7º mês de gravidez comparado com o 3º?
No 7º mês já há secreção de HPL. Este hormônio possui efeito semelhante ao GH, causando resistência insulínica e lipólise. Isto é para que a glicose do sangue materno seja poupada e então disponibilizada em maior quantidade para o feto. Isto leva a um aumento da glicemia materna. No início da gravidez não há presença de HPL. Desta maneira, tanto a mãe quanto o feto utilizam a glicose, o que causa uma queda nos níveis glicêmicos. (gente, a questão da mãe diabética insulino-dependente é igual).
14) Comente os hormônios que regulam a espermatogênese.
Para iniciar a espermatogênese é necessário tanto o FSH quanto a testosterona. O FSH liga-se a receptores nas células de Sertoli dos túbulos seminíferos fazendo com que elas crescam e secretem substâncias espermatogênicas. Simultaneamente, a testosterona e o DHT se difundem das células de Leydig nos espaços intersticiais dos túbulos seminíferos e também tem um efeito trófico na estermatogênese. (GUYTON)
Na prova de hoje caiu uma questão muito parecida com a 4. Queria que falasse como ficava a gônada, genitália interna e externa de quem não tem cél de Sertoli. Cerquei Andrea no elevador momentos antes da prova hoje e ela me disse muito por alto que a restopta da numero 4 seria:
ReplyDelete- testosterona baixo dentro túbulo seminal (sem ABP)
- testosterona alto sistêmico (LH alto)
- FSH alto
- GnRH baixo (esse ponto ainda n tenho certeza)
10) A sucção do mamilo desencadeia um estímulo neuroendócrino que estimula a ocitocina (síntese de lipídeos, lactose, caseína) e inibe a dopamina, liberando a PRL, TRH e VIP.
ReplyDelete7) A placenta não produz androgênio. Logo, o cortex da supra renal fetal produz DHEA-S, que é o substrato usado pela placenta para conversão em estrogênio. Uma parte é metabolizada no fígado fetal em androgênio que depois é transformado em estriol pela placenta. Alta concentração de DHEA-S sinaliza bom estado placentário e fetal.
13) No 1o trimestre a mulher tende à hipoglicemia pois não há HCS, assim ela divide a glicose entre ela e o feto. No 3o trimestre há produção de HCS e há tendência à resistência à insulina, ocorrendo também lipólise.
ReplyDeleteOUTRAS PERGUNTAS QUE CAIRAM NA PROVA DESSE ANO:
- Como se dá a produção de estrogênio na gravidez?
- Cite e explique 2 funções da ocitocina.
Tem prova final ainda. Espero que poucos precisem.